deadvlei, namibia, africa-2011373.jpg

Deus ouviu o choro do menino Parte I

Gênesis Cap. 21 : 8 -10
8 O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.
9 Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque,
10 e disse a Abraão: “Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque”

 

O que vemos nesse texto é uma situação muito complicada para a vivência familiar. Embora fosse uma situação de certa forma normal naquele tempo, era comum que a serva desse descendência ao seu senhor quando a esposa era estéril, mas neste caso existiam alguns elementos que tornavam essa prática um pouco mais complicada.

Mas por hora, vamos nos ater a uma tomada de decisão por parte de Sara que gerou um grande problema pra ela mesma. Sara quis adiantar um processo, não esperou, não confiou, não teve paciência para aguardar o cumprimento da promessa, e acabou gerando um grande problema. Como o texto mostra, quando Sara viu o filho de Agar rindo de Isaque, ela ficou muito brava e pediu para Abraão, mandar ela embora com seu filho.

Sara estava irritada com a situação. Porém é importante lembrarmos que a ideia foi dela, foi ela quem ofereceu Agar pra Abarão, para tentar ajudar no processo de gerar descendência a Abraão. Algo que Deus disse que faria!

Então dois aprendizados que podemos tirar desses versículos, o primeiro é que toda vez que tentarmos tomar a frente de Deus e agirmos por conta própria é certo ficaremos frustrados, pois tudo que Deus faz é perfeito, porém tudo tem seu tempo. E e quando tentamos passar por cima desse tempo provavelmente algo dará errado. O segundo é que todas as nossas ações trazem uma consequências, sejam boas ou ruins. O certo é que nossas atitudes sempre nos levaram as consequências, por isso devemos pensar bem antes de tomar algumas atitudes e nunca tentar ajudar Deus nos seus processos em nossa vida!

 

Irmã Carla Serenado