desert, sand, dunes-65310.jpg

Genesis 21: 11-13 Parte II

Gênesis Cap. 21 | NVI
“11 Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu.
12 Mas Deus lhe disse: “Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.
13 Mas também do filho da escrava farei um povo; pois ele é seu descendente”.

 

Como vimos anteriormente, um grande conflito familiar tinha se estabelecido, onde a atitude de Sara lhe trouxe serias consequências, e agora chegou a vez de Abraão sofrer também as consequências. Abraão tinha recebido de Deus uma promessa, mas acabou cedendo ao plano de Sara e, obviamente Abraão também sofreria as consequências. Sara então pediu para que Abraão mandasse Agar embora.
 
Mesmo que Agar não fosse a mulher amada de Abraão,  Ismael era filho amado por Abraão, mas Deus falou com Abraão e disse que ele deveria atender ao pedido de Sara. Deus mais uma vez ressalta que Isaque era seu plano e não Ismael, e diz a Abraão que era a partir Isaque que sua descendência seria considerada, mas que faria também de Ismael um grande povo.
 
Assim como Sara, Abraão estava agora sofrendo por ter dado ouvido a sua esposa e tentar ajudar Deus em seus propósitos. Abraão ouviu de Deus a promessa, mas decidiu não esperar e fazer como Sara o propôs.
 
Muitas vezes fazemos isso, ouvimos Deus falar ao nosso coração , mas não queremos esperar o tempo Dele para o cumprimento da promessa, e isso pode ser aplicado a tudo na vida cristã, muitas vezes queremos adiantar os processos, pular etapas, queremos buscar atalhos que nos façam chegar mais rápido, mas precisamos entender que é necessário vivermos os processos, pois são os processos que nos habilitam a viver as promessas, as bênçãos. São nos processos que somos forjados por Deus, somos trabalhados, ensinados, restaurados, curados e tudo isso para viver o melhor de Deus pra nós, mas quando desprezamos os processos é certo que sofreremos.
 
Assim como Abraão e Sara, ainda levaremos sofrimento àqueles que estão a nossa volta e que nada fizeram, como é o caso de Agar e Ismael, que agora pela atitude equivocada de Sara e atendida por Abraão, seriam expulsos e, sem ter para onde ir vagariam pelo deserto.
 

Precisamos tomar cuidado com nossas atitudes, pois elas trarão consequências tanto para nós quanto para aqueles que estão a nossa volta. E temos que entender que Deus é perfeito em seus planos e propósitos e que não adianta nós tentarmos adiantar os seus processos. Deus até poderia usar Ismael para gerar a descendência de Abraão, mas Ele tem os seus próprios planos e nós como servos e filhos temos que acatar suas ordens. Deus mostra a Abraão e Sara que quem faz é Ele, os métodos são Dele, a maneira é Dele e o que nos cabe é esperar e seguir suas orientações! Se confiamos Nele devemos também esperar o que Ele vai fazer!

 
 
Irmã Carla Serenado.