
Devocional Genesis 21: 8-21 Parte IV
Gênesis Cap. 21 |
17 Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.
18 Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”.
19 Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.
20 Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.
21 Vivia no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu-lhe uma mulher da terra do Egito.
Como vimos até aqui atitudes equivocadas geram consequências devastadoras, agora que cena o texto nos apresenta, o fim da linha, acabaram-se a esperança, a perspectiva de futuro o que resta agora é esperar a morte. Ismael é deixado sozinho e Hagar se afasta. Nossa vida muitas vezes nos propõe caminhos que jamais podemos imaginar o seu final, por isso a bíblia vai nos advertir que existem caminhos que ao homem parecem bons, mas seu final é de morte e aí está um exemplo disso, como que Hagar poderia imaginar um final desses para sua vida e pior para vida do seu filho. Imaginem a culpa que Hagar estaria sentindo em ver seu filho morrendo sem poder ajudar, nesses momentos nós paramos de pensar apenas conseguimos enxergar aquilo que está visível aos nossos olhos e é apenas isso que Hagar consegue contemplar a eminente morte de seu filho por isso ela se afasta.
Ismael sozinho chora, Ismael já deveria ter uns 16 anos, e o choro de Ismael é ouvido, muitas vezes nossas dificuldades são tão grandes, nossa tristeza é tão grande, nossa amargura é tão grande, nossa dor é tão grande que a única coisa que conseguimos expressar é o choro, muitas vezes não conseguimos encontrar palavras para expressar o que sentimos, mas Deus conhece até as nossas lagrimas Ele consegue traduzi-las, e enquanto Ismael chora e Hagar chora, Deus ouvi o choro de Ismael e um anjo chamar por Hagar e antes de qualquer coisa o anjo a consola e diz que Deus ouviu o choro do menino, e manda que Hagar vá ate o menino e o levante e então Deus declara que dele Ismael faria um grande povo, e ali Deus mostra a Hagar que o fim só existe quando Deus determina que é o fim, Deus ali transforma toda a perspectiva de Haga e Ismael, aqueles que não tinham mais futuro e esperança, eles que estavam ali para morrer serão agora o ponto de partida de um grande povo. Deus ali abriu os olhos de Hagar que viu uma fonte de água e deu de beber ao menino.
O texto vai dizer que Deus estava com Ismael e ele cresceu. Se tornou flecheiro e se casou com uma egípcia. Quando Deus chamou a Abraão ele disse que nele seriam benditas todas as famílias da terra, que ele faria uma grande nação, sendo assim Ismael estava debaixo dessa promessa também e Deus não fere a sua palavra, mas a cumpri. E nós também estamos debaixo da mesma palavra, da mesma promessa, pois devido a Jesus passamos a ser como filhos adotados e herdeiros do Senhor, e Deus jamais deixa de cumprir suas promessas por isso as promessas sobre a vida de Abraão estavam sobre a vida de Ismael e Hagar e estão também sobre mim, e sobre você, e sobre nossas famílias Ele está sempre cuidando de nós, e no momento certo Ele irá intervir na nossa história e mudará a nossa história, você pode ter sido abandonada, desprezada, pode se sentir sozinha, sem saída, mas Deus ouvirá o seu choro Ele ouvirá seu clamor, e Ele vira até você!
Às vezes o silêncio Dele nos incomoda, às vezes a aparente demoram as vezes não entendemos porque Ele nos deixa ir tão ao fundo do poço, mas Ele sabe a hora de agir!
Diaconisa Carla Serenado